Confesso que a primeira vez que assisti Star Wars eu já era um pouco mais velho (apesar de ter nascido no ano de lançamento do primeiro filme - sim, primeiro, porque essa história de IV só veio depois e eu ainda acho que os filmes têm que ser vistos na ordem de lançamento e não na ordem cronológica da história). Um grande amigo de faculdade, o Flávio (ele sim um fanático pela saga, que já viu cada filme umas 50 vezes) me emprestou o VHS onde ele tinha gravado os 3 filmes quando passaram na Globo (século passado, amigos...).
Nesse caso, ter assistido tarde ao filme não diminuiu seu impacto, e 2 dos filmes estão entre os meus Top 20.
Falar sobre o filme em si seria redundância. Mesmo que não viu ou não gosta tem uma boa ideia do que se trata a história, e conhece os principais ícones da série, que já estão inseridos na cultura pop (a figura de Darth Vader, a frase "A long time ago, in a galaxy far, far away...", etc). O legal de discutir (e o que não sei se de fato alguém já entendeu de verdade) é como uma história interessante, bem filmada, com diretor e atores quase desconhecidos e orçamento limitado virou um sucesso de bilhões de dólares e transformou George Lucas em um poço de dinheiro ao ser o primeiro a apostar numa coisa até então desconhecida chamada merchandising.
A discussão passa na verdade por uma maior: qual o segredo de um filme bem sucedido? Como filmes descompromissados como Evil Dead e A Bruxa de Blair custam alguns milhares de dólares e são sucessos mundiais enquanto filmes de orçamentos milionários, atores famosos, diretores consagrados, naufragam miseravelmente? (como Pluto Nash, de Eddie Murphy, que custou US$ 100 milhões e faturou... US$ 4,4 milhões)
Claro que eu não sei a resposta. Dá pra imaginar que uma boa história, original e bem contada, ajude bastante. E isso Star Wars tem. O próprio George Lucas admite que nada ali é novo, tendo influências de faroeste, filmes de samurai e outros. Além disso, reconhecem-se muito facilmente os tais "arquétipos", o mocinho que não conhece sua origem, a mocinha destemida, o vilão absolutamente mau que esconde um segredo...
Luke, I´m your cousin. |
Enfim, não dá pra ignorar um fenômeno de massa como esse. O melhor então é se divertir com ele. Não espere um filme que vá mudar sua vida, nem dar lições de moral. Relaxe e divirta-se. Melhor do que entender o sucesso de um filme e assisti-lo e discutir suas opiniões. Aproveite o "Star Wars Day" e veja ou reveja um grande filme. Você não vai se arrepender (ou vai, mas faz parte).
E que a Força esteja com vocês... sempre! :-)
Nota: 9,0 (17o. na minha lista de filmes favoritos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário