[Para quem já viu] Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge



(este texto foi escrito como complemento ao texto do blog sobre o filme, que está AQUI. Achei legal discutir aspectos específicos do filme para quem já assistiu, mas preferi deixar como uma página separada, para que as pessoas que ainda não assistiram não lessem por engano e tivessem estragadas algumas surpresas do filme. SE VOCÊ NÃO VIU O FILME, NÃO LEIA!!!!)

.
.
.


É claro que um filme com tantas coisas acontecendo, e com suas devidas surpresas no final gera muita discussão. Aqui escolhi alguns dos pontos mais importantes e/ou polêmicos do filme, dou minha opinião, mas queria ouvir também quem estiver lendo:

- Miranda Tate/Talia Al-Ghul: Há alguns anos, pouco depois da confirmação do terceiro filme da franquia, circulou uma notícia de que Marion Cotillard havia sido confirmada no elenco, e no papel de Talia Al-Ghul, filha de Ra´s Al Ghul, vilão do primeiro filme, vivido então por Liam Neeson. Logo depois, a informação foi "corrigida", dizendo que ela viveria a bilionária filantropa Miranda Tate, e não se falou mais nisso, tanto que eu, que não acompanho quadrinhos, esqueci completamente. E sim, me surpreendi no final do filme, quando se mostrou que a verdadeira mente criminosa por trás de todo o elaborado plano de destruição de Gotham era ela, tentando seguir o trabalho do pai, morto pelo Batman no primeiro filme. Já vinha desconfiando que havia algo mais por trás de tudo, mas não esperava que fosse isso. Achei uma solução interessante, mas que de certa maneira diminuiu um pouco o papel do Bane na história, já que em vez de grande cérebro por trás de tudo, ele passou a ser apenas um capanga que agia por amor. Dizem que existem algumas dicas espalhadas ao longo do filme (a tal cicatriz que Bruce Wayne encontra em suas costas seria uma delas, além de uma certa atitude de quem domina a situação em alguns momentos críticos), e essa é uma das razões que me faz querer ver o filme de novo. O que eu sei é que, apesar de se tratar de uma atriz que adoro, a cena de sua morte é meio ridícula. Foi considerada tão canastrona que já ganhou até um tumblr em sua homenagem. O que me pareceu é que a personagem estava mesmo meio deslocada. Inicialmente atribuí isso ao excesso de personagens que comentei no texto sem spoilers, mas sabendo a verdade, quero ver de novo para ver o quanto disso é simplesmente o fato de ela não ser quem pensávamos que fosse. In Nolan we trust.


- John Blake / Robin: Será que a saga vai continuar, agora com John Blake como Batman, ou melhor, Robin? A mim parece que a cena em que o personagem de Joseph Gordon-Levitt confessa que seu verdadeiro nome é Robin é mais um misto de homenagem com sacanagem de Chris Nolan, ou seja, ao mesmo tempo ele cita por alto um personagem importante na mitologia do Batman, como gera um burburinho inacreditável, apenas pelo fato de ele se chamar Robin, e lembrando que Robin não era o nome real de nenhum dos ajudantes de Batman nos quadrinhos. É mais um "easter egg" que qualquer outra coisa. Ao longo do filme, vai ficando claro que existe muito em comum entre John Blake e Bruce Wayne (exceto o dinheiro para manter o Batman agindo...) e que de alguma maneira o jovem deve continuar o trabalho do multibilionário, e no final isso fica muito claro. Podemos ter, quem sabe, até uma continuação com ele como personagem principal. Mas seu nome é apenas uma referência, não mais que isso.


- "Furos" de roteiro: todo filme com uma história intrincada e complexa como esse está sujeito a erros e confusões de roteiro. Separo aqui algumas das mais flagrantes e dou minha opinião:

Por que Bane não explodiu logo a bomba em vez de deixá-la desestabilizar sozinha e explodir em cinco meses? Aparentemente, ele queria torturar não apenas a cidade, como também Batman, dando uma falsa esperança antes do final (da mesma forma que a tal prisão-poço, que era considerada um inferno por possibilitar alguma esperança, embora vã, de fuga).

Como Bane conseguiu sincronizar tudo, deixando todos os policiais de Gotham soterrados? Como eles ficam cinco meses presos e saem não apenas barbeados e relativamente limpos, mas prontos para o combate? Essa parte para mim soou forçada. É até compreensível que o chefe de polícia tenha perdido a paciência e enviado mesmo todos os policiais para revirarem os esgotos e encontrar o QG de Bane. Mas todos, todos mesmo? Não sobrou um policiando a cidade ou até o jogo de futebol americano? Estranho. E, quando John Blake os liberta, no mínimo cinco meses sem exposição ao sol deveria ter tido algum efeito sobre eles, mesmo imaginando que aquele bueiro por onde eles trocavam mensagens tenta servido também para envio de mantimentos e itens de higiene pessoal para 3.000 pessoas...

Adiantaria levar a bomba a algumas milhas de distância de Gotham? Esse é outro ponto. Já li que aquela era uma bomba de nêutrons, e portanto só afeta organismos vivos e não estruturas inanimadas. OK. Mas será que alguma radiação não atingiria a cidade? E todos que olharam para a explosão não ficariam cegos? Tome suspensão de descrença nesse caso....

Como todos sabiam a hora exata da explosão da bomba? Esse é um ponto que vi falarem pouco por aí. Claro que uma bomba prestes a explodir, com relógio decrescente e tudo, é um excelente recurso de roteiro para gerar uma situação de tensão. Mas pensemos: ao retirar o núcleo da bomba do local onde estava armazenada, Bane disse que fez as contas, e sabe que em cerca de cinco meses, sua instabilidade chegaria em um ponto incontrolável, causando uma explosão. Perfeito. Mas como ele transformou "cerca de cinco meses" em um relógio preciso com hora, minuto e segundo da explosão inevitável da bomba, eu não sei. Se a explosão foi causada por uma instabilidade do núcleo (e não por um comando de explosão, como ficou claro), não deveria ser TÃO previsível assim, concordam?

Sou PhD e portanto sei calcular decaimento radioativo com precisão de segundos...

- Selina Kyle / Mulher-Gato: Como sempre, Nolan fez um excelente trabalho em transformar os personagens de Batman em figuras o mais próximo possível do real. Portanto, esqueçam mordidas de gato, miaus, e outros pontos felinos da Mulher Gato do filme de Tim Burton e dos quadrinhos. Selina Kyle inclusive não é chamada de Mulher-Gato em momento algum do filme. Seus traços que foram mantidos são a ambivalência entre o crime e a integridade, e seu efeito em termos de tensão sexual sobre Bruce Wayne. Adorei, e inclusive achei que Anne Hathaway desempenhou o papel muito bem. Mas, se pensarmos bem, o personagem não era totalmente indispensável. Me pareceu mais uma forçação de barra para termos um par romântico para Batman (já que, assim como James Bond, ele também se envolve e é traído por uma mulher vilã) do que um papel extremamente necessário, tornando inclusive o filme mais arrastado, já que é um personagem a mais para ser explicado e exposto no filme. Se bem que a frase "ah, então é assim que as pessoas se sentem", dita por Batman quando Selina desaparece sem que ele perceba, já justificou sua presença no filme (além de sua beleza, ainda mais em roupas de couro...)


- Afinal, Bruce Wayne morreu ou não? Um pouco levados por Inception, o filme anterior de Christopher Nolan, muitos fãs questionaram se o final do filme era real ou não, especialmente a parte em que Alfred vê, como disse que gostaria, Bruce Wayne e Selina Kyle em Florença, felizes e curtindo sua vida. O fato de ele querer muito que isso acontecesse, a diferença dos dois em termos de postura, roupas e atitude, e até detalhes como a paleta de cores do filme (em geral, flashbacks e sequências de sonho ou imaginação são mostradas nesse filme com uma composição de cores muito mais viva do que as sequências no "mundo real", especalmente em Gotham. Essa cena de fato é bem colorida). Claro que cada um pensa o que quer, e uma graça do cinema é justamente quando o diretor consegue deixar o final a critério do espectador, mas para mim, está muito claro que Bruce sobreviveu. As demais cenas que se alternam com essa (o Bat-sinal consertado, o piloto automático da Bat-asa desenvolvido, e as coordenadas para John Blake chegar à Bat-caverna) mostram, para mim, que não apenas ele sobreviveu, como deliberadamente forjou sua morte para abandonar sua vida como Batman, e avisou apenas para as pessoas mais próximas, e da maneira mais indireta possível. Além disso, Alfred teve muito pouco contato com Selina, não sabia que Bruce tinha se envolvido com ela, e portanto não teria "sonhado" com ela em Florença.

É isso. Outras questões? O que acharam do filme? Por favor, comentem abaixo. Pode dar a impressão nesse texto que não gostei de muitas partes do filme, mas apenas fiz questão de destacar as mais polêmicas. Acreditem, adorei o filme e pretendo ver de novo. Espero seus comentários e discussões.

Um comentário:

  1. Legal os comentários. Acho que Anne Hathaway roubou a cena com sua interpretação. E Alfred estava muito chato, melodramático... mas enfim a história pedia isso... Tive a mesma impressão sobre Bruce Wayne ter sobrevivido. Um abraço.

    ResponderExcluir