sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bob Esponja - O Filme (The SpongeBob Squarepants Movie, 2004)

Um amigo me fez perceber uma coisa que não havia me dado conta: eu não falei sobre nenhuma animação até agora. Provavelmente não era bem isso que ele tinha em mente quando fez a sugestão, mas vou falar desse que é um dos meus favoritos no gênero: Bob Esponja - O Filme. Curiosamente, logo depois do primeiro post 18+ do blog...


Recentemente, em especial após o desenvolvimento de técnicas de animação diferentes do desenho animado puro (ou seja, a partir de Toy Story, em 1995), filmes de animação mais voltados para um público "adulto" têm se tornado mais comuns. A isso se junta a tendência recente da adolescência durar até os 40 anos, e surge todo um novo mercado para um gênero até então exclusivamente infantil. Desde séries como Os Simpsons, Beavis & Butt-Head e Family Guy, até filmes como Toy Story, Shrek, e outros, que, se não são exclusivamente adultos, contêm referências adultas suficientes para não entediar o adulto que leva a criança ao cinema, e sem que a criança deixe de gostar do filme.

No entanto, tenho cá minhas dúvidas se Bob Esponja se enquadra nessa categoria, ou se foi só meu lado criança que falou mais alto quando adorei o filme. Desde a ida ao cinema (quando a Manu não era nascida ainda, e eu e a Chris éramos os únicos que não estavam ali acompanhando uma criança) até a reação das pessoas quando ouvem falar do filme (e portanto, a reação de vocês que estão lendo, e das pessoas que desistiram no título), tudo pode levar à conclusão que de fato esse é um desenho infantil "old-school" e que este que vos fala tem a idade mental de 8 anos.

Sim e não (devo ter uns 10 anos, vai). A história é, de certa forma, infantil, mas há componentes de sobra para os adultos que deixam seu preconceito de fora do cinema para se divertirem. Desde o mote do filme (ele querendo provar que não é mais uma criança), passando por algumas piadas muito bem sacadas, e principalmente as referências (falo delas mais adiante) passam batidas pelas crianças e atingem em cheio os adultos. Sem falar que a parte infantil também é muito divertida (quem não deu suas risadas que atire o primeiro disco de "Eu Sou um Amendobobo").

A história segue a estrutura "non-sense" dos episódios da TV (sim, eu assisto): um plano do arquivilão Plankton (uma alga microscópica) faz com que o chefe de Bob Esponja, Sr. Siriguejo, seja acusado do roubo da coroa do Rei Netuno. Bob Esponja e seu amigo retardado Patrick vão então em busca do artefato no mundo fora do mar.

Como eu disse antes, o que eu mais adoro são as referências. "Road movies", momentos românticos, de ação, musicais, todos vão se desenrolando ao longo do filme. Mas minhas duas preferidas estão no final: a participação totalmente absurda de David Hasselhoff (SOS Malibu), que ninguém com menos de 30 anos sabe quem é, e principalmente o número musical final, com nada menos que uma música do Twisted Sister (I Wanna Rock). Eu, que adoro a banda, vibrei absurdamente...

É isso, sem mais o que dizer. Como já disse várias vezes, cinema às vezes é só diversão. E eu me divirto toda vez que vejo esse filme. Com a diferença que, agora, eu digo que é a Manu que está assistindo...

Nota: 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário