sexta-feira, 20 de abril de 2012

American Pie (1999)

Não dá pra falar o tempo todo só dos Top-20. Outros filmes não-épicos, porém legais (e até os ruins mesmo) também merecem seu espaço aqui. Aproveitando o lançamento de um novo filme da franquia (que, incrivelmente, parece ser bom), vou falar do primeiro, talvez o único que presta de uma infinidade de lançamentos posteriores.

Em 1999, eu já não era mais um adolescente (pelo menos no RG). Mas as histórias de adolescente ainda eram muito recentes na memória, até por ainda estar na faculdade. E esse filme, especialmente, apesar da parte tipicamente americana (baile de formatura, irmandades e tal), tem alguns temas universais da adolescência: dificuldades com garotas, amizade, incerteza sobre o futuro. E é muito engraçado.



Me pergunto também o que aconteceu com o gênero "comédias adolescentes". Desde os precursores A Vingança dos Nerds, Picardias Estudantis e Clube dos Cafajestes, ao longo de toda a década de 80, esses filmes eram presença certa nos cinemas, com piadas de duplo sentido, semi-pornografia gratuita e escatologia à vontade. Ou seja, o famoso besteirol. Filmes como Um Morto Muito Louco, A Última Festa de Solteiro, Curso de Verão e tantos outros que "forjaram" a mente de uma geração. Isso sem falar dos mais clássicos, como Curtindo a Vida Adoidado.  A impressão que tenho é que adolescentes hoje assistem Harry Potter, Crepúsculo e coisas do tipo. Ou seja, são criaturas muito mais tristes.

Não assisti de volta o filme, mas tenho certeza que vou continuar gostando (ou seja, sem Regra dos 15 Anos, até porque vi com 22...). Adoro comédias besteirol, especialmente as bem feitas (porque tem cada lixo por aí... Austin Powers, estou falando com você), e fico feliz quando aparece um Se Beber Não Case para representar o gênero. O pessoal tá se levando demais a sério...

A história? 4 caras prestes a se formarem no colegial fazem um pacto de perder a virgindade antes da festa de formatura. E saem tentando... das piores maneiras possíveis. Basta dizer que a "torta" do título não é apenas uma metáfora ou uma referência à música do Don McLean... Divertido, escrachado, tudo que uma comédia de verdade precisa ser. Uma obra-prima do cinema? Nem de longe. Um dos melhores que já vi? Nada. Mas tem hora que você não quer ver um multicampeão do Oscar...

Ah, sim, e pretendo assistir o novo, claro. Resta saber se a Chris vai querer ir comigo... :-)

Nota: 6,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário