quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Oscar 2019 - Quem ganha?


É chegada a hora de palpitar e cornetar os palpites dos outros e os prêmios da Academia! Como excepcionalmente eu vi muitos dos filmes indicados esse ano, vou dizer aqui quem eu queria e quem eu acho que ganha o careca da Academia.

O ano de 2018 não me pareceu uma safra particularmente prolífica em termos de grandes filmes e grandes atuações indicadas ao Oscar. Por outro lado, não há um favorito destacado, e devemos ter algumas surpresas ao longo da premiação. É tipo campeonato da série B: o nível não é lá essas coisas, mas pelo menos vai ter disputa.

Sem mais delongas, vamos aos palpites furados. Depois eu volto e atualizo com os vencedores, ou com alguma mudança se eu assistir mais algum filme.





Melhor Filme

Quem eu queria que ganhasse: Infiltrado na Klan
Quem eu acho que ganha: Green Book: O Guia




Green Book é aquele filme feito pra ganhar o Oscar. Tem conflito, choque de realidade, tensão racial, redenção, boas atuações, é baseado em fatos reais, e termina em um almoço de Natal. Não tem como ser mais customizado que isso. Não é um filme ruim, longe disso, e em um ano sem grandes favoritos, pode levar. Roma também é um desses, fala sobre choque de classes, é do México (lembrem-se do muro do Trump), metido a profundo, mas acho que fica pra trás e leva Filme Estrangeiro e talvez Melhor Direção, até porque premiá-lo como Melhor Filme escancara de vez a entrada da Netflix no mundo do cinema, e ainda tem muita gente que não vê isso com bons olhos.

Eu, pessoalmente, gostei bastante de Infiltrado na Klan, que também é um filme sobre tensão racial, também é baseado em fatos reais, mas é uma história mais interessante, mais dinâmica e que mostra um Spike Lee ainda incisivo mas com um filme mais "palatável" para o grande público. Bohemian Rhapsody é bom, mas morreu pra mim por ter passado tão longe da versão real dos fatos. Nasce uma Estrela podia ser melhor e acabou sendo um pouco sem novidades, A Favorita é um porre de chato, e Black Panther pra mim é difícil enxergar como um filme solo, vejo mais como um capítulo de uma saga enorme, e portanto perde força quando olhado individualmente. Outro que gostei foi Vice, com uma história interessante, o estilo legal de narração do Adam McKay e ótimas atuações, mas ainda acho que não leva.


Melhor Atriz

Quem eu queria que ganhasse: Olivia Colman (A Favorita)
Quem eu acho que ganha: Glenn Close (A Esposa)



Em um ano sem atuações memoráveis nessa categoria, e em que concorrentes como Yalitza Aparicio (Roma) e Lady Gaga (Nasce Uma Estrela) já podem considerar uma vitória estar entre as indicadas, Glenn Close tem a grande chance de finalmente levar um Oscar, que já lhe escapou algumas vezes. Olivia Colman é pra mim o grande destaque de A Favorita, no papel de uma Rainha Anne insegura, dependente e com problemas de saúde que só pioram. Não ficaria triste se levasse.

Melhor Ator

Quem eu queria que ganhasse: Christian Bale (Vice)
Quem eu acho que ganha: Christian Bale (Vice)





Já essa categoria está mais disputada, com grandes atores e grandes atuações esse ano. Christian Bale é um dos meus atores favoritos, e é incrível como muda completamente em cada papel que faz. E sabemos que a Academia adora transformações físicas degradantes em nome de um papel. Só não digo que é barbada porque temos Rami Malek que também fez a mesma coisa, em um filme de grande destaque esse ano. Boas chances também.


Melhor Atriz Coadjuvante

Quem eu queria que ganhasse: Amy Adams (Vice)
Quem eu acho que ganha: Amy Adams (Vice)




Se Christian Bale é o "coração" de Vice, Amy Adams é sua "alma". Outra atriz que está batendo na trave há algum tempo, e que tem o fator "conjunto da obra" a seu favor esse ano, ela entrega sua costumeira ótima atuação, em perfeita sintonia com Christian Bale. Rachel Weisz e Emma Stone devem dividir os votos por A Favorita, mas Regina King tem boas chances também por Se a Rua Beale Falasse.


Melhor Ator Coadjuvante

Quem eu queria que ganhasse: Mahershala Ali (Green Book)
Quem eu acho que ganha: Mahershala Ali (Green Book)




Não sei bem o que Adam Driver e Sam Elliott fazem aí, Richard E. Grant não faz outra coisa há 2 meses que não seja mostrar como está feliz pela indicação, e Sam Rockwell está bem divertido como George W. Bush em Vice, mas nada disso importa. Mahershala Ali é o cara, dominando Green Book do início ao fim e mostrando toda sua versatilidade (pra mim ele é o ator principal e Viggo Mortensen o coadjuvante, inclusive). Incrível como ele é outro que muda de forma inacreditável de um papel para o outro. Prêmio merecidíssimo para ele novamente.


Melhor Direção

Quem eu queria que ganhasse: Spike Lee (Infiltrado na Klan)
Quem eu acho que ganha: Alfonso Cuarón (Roma)



Provavelmente o mais maduro trabalho de Spike Lee, que fez um filme grave e divertido ao mesmo tempo, mas 3 dos últimos 4 Oscars de Direção foram para diretores mexicanos, e vão dar a chance de Cuarón criticar o muro de Trump dando a ele o "prêmio de consolação" de Melhor Direção. Adoraria se McKay por um milagre levasse, e deuzolivre se for Yorgos Lanthimos.


Melhor Roteiro Original

Quem eu queria que ganhasse: Vice
Quem eu acho que ganha: Vice



Aqui é mais uma questão de predileção mesmo. Não acho que o forte de filmes como Roma e A Favorita sejam os roteiros, e entre Green Book e Vice acho que dá o segundo, de novo naquela vibe "prêmio de consolação".


Melhor Roteiro Adaptado

Quem eu queria que ganhasse: Infiltrado na Klan
Quem eu acho que ganha: Infiltrado na Klan



O roteiro, baseado no livro de Ron Stallworth que conta sua entrada como o primeiro policial negro de Colorado Springs, é ágil e divertido, e merece esse reconhecimento. Nasce Uma Estrela é um musical, o que por si já o torna menos favorito em termos de roteiro, mas Se A Rua Beale Falasse também aparece com chances.


Melhor Fotografia

Quem eu acho que ganha: Roma


Filme preto e branco e sensível, aí já viu, né? E pqp, o que é aquela câmera olho-de-peixe em A Favorita? Que desnecessário.


Melhor Edição

Quem eu queria que ganhasse: Vice
Quem eu acho que ganha: Vice




Adoro a edição de Vice, indo e vindo no tempo com signos que conectam as diferentes épocas da história, e que faz brincadeiras com o espectador, como fingir que o filme acabou e depois continuar. Infiltrado na Klan e A Favorita são edições mais clássicas, embora bem feitas. Achei Green Book um pouco repetitiva, e com alguns dos clichês de road movie, e não posso nem considerar uma edição que coloca trechos do Queen no Rock in Rio na década de 70.


Melhor Figurino

Quem eu acho que ganha: A Favorita



 


Filme de época já larga com vantagem, mas o figurino aqui de fato é muito bem feito, mostrando Rachel Weisz como "dama" ou "dona" da rainha conforme a situação, e inverte a tradição desses filmes, mostrando as mulheres como donas de personalidades mais profundas e deixando os homens como os "objetos decorativos" do filme.


Melhor Efeito Visual

Quem eu acho que ganha: Vingadores: Guerra Infinita



Me deixa colocar o prêmio nerd aqui e postar o pôster desse filme que gostei tanto, vai.


Melhor Canção Original

Quem eu queria que ganhasse: Shallow (Nasce Uma Estrela)
Quem eu acho que ganha: Shallow (Nasce Uma Estrela)
Quem até a mãe dos outros indicados acha que ganha: Shallow (Nasce Uma Estrela)



Aqui não tem o que dizer. Se sua vida nos próximos dias depender de acertar um ganhador de Oscar no domingo, sugiro que escolha esse. E vai ser merecido.



Melhor Filme Estrangeiro

Quem eu acho que ganha: Roma





Se realmente Green Book levar Melhor Filme, aqui não tem como, dá Roma. Se Roma levar Melhor Filme, aí podemos ter Cold War, filme polonês muito elogiado (não vi ainda, quero ver), que inclusive tem Paweł Pawlikowski indicado a Melhor Diretor.



Melhor Animação

Quem eu queria que ganhasse: Homem-Aranha no Aranhaverso ou Ilha dos Cachorros
Quem eu acho que ganha: Homem-Aranha no Aranhaverso



Os candidatos tradicionais estão aí, Wi-Fi Ralph e Os Incríveis 2 representando Disney e Pixar, e Mirai no Mirai com a cota de animações japonesas. Mas os destaques esse ano são sem dúvida Homem-Aranha no Aranhaverso, uma animação extremamente bem feita, com uma história cativante e interessante (que fala de dimensões paralelas com muita competência) e que mostra que há outras histórias de super-herói a serem contadas fora do Universo Marvel; e Ilha dos Cachorros, animação linda e emocionante de Wes Anderson que "imita" o estilo japonês com muito respeito e competência, contando uma história fantástica. Acho que dá Homem-Aranha, mas vou ficar muito feliz com vitória de qualquer um dos dois.


É isso, gente. Dêem sua opinião e cornetem nos comentários!

2 comentários:

  1. Tem algum tempo que eu procuro fazer essa maratona do Oscar e assistir o máximo de filmes possíveis até a cerimônia. Esse ano talvez eu ainda veja mais alguns, mas definitivamente eu já escolhi os que não quero nem passar perto. Apesar de a cada ano que passa – e isso já há algum tempo – o viés político tanto dos discursos quanto dos indicados em si ser maior, esse é um ano que eu ouso chamar de “extremamente chato” nesse sentido porque parece que salvo algumas exceções, os filmes foram feitos pra gritar os problemas e mazelas do mundo, sabe? Perdeu um pouco aquela coisa lúdica de simplesmente contar uma história legal. Tem muita coisa feita dentro de um formato sabidamente “Oscar winner” que tira a naturalidade e a espontaneidade do filme. É como se todo ano tivéssemos a cota Leo di Caprio pelo Oscar que ele ganhou quando não mereceu, pois os trabalhos anteriores eram absurdamente melhores que O Regresso, mas já tinha “passado da hora” da Academia reconhecer e o filme em si preenchia 99,9% dos requisitos pra isso. Isto posto, deixando de lado os “eleitos” de cada ano:

    ResponderExcluir
  2. Melhor filme: acho que vai e quero que ganhe o BlacKkKlansman, justamente pelo impacto que teve ao final e o Spike Lee estar há anos amargando ser marginalizado pela Academia. Não vejo Green Book com essa pegada toda pra essa categoria não, me lembra Selma (2015). Acho que Roma leva Filme Estrangeiro, Diretor e alguma outra categoria que esteja mas é isso, as atrizes não vão beliscar nada.
    Ator principal: queria que o Christian Bale levasse mas acho que quem leva e o Rami. Não sei, o Christian Bale já fez trocentos filmes difíceis e de transformação física, a chave que esse homem tem de liga/desliga é fenomenal. Mas esse ano me cheira a esse prêmio pro Rami Malek até como uma forma de “a Star is Born pegou os de música, melhor filme não vai rolar, pelo menos aqui dá”. Não ficaria triste se o Bale ganhasse, mas vou entender se perder. Quem meu coração realmente queria: Viggo, porque talvez seja uma das primeiras vezes que o pessoal leva ele tão a sério quanto ele merece e não é como se ele fosse sumir amanhã (alô Jean Dujardin).
    Atriz principal: queria poder ter alguma certeza aqui mas não tenho. Me parece risível a Melissa McCarthy indicada. Se a Academia quiser provocar um reboliço, “entrega a taça” pra Lady Gaga. Não acho que vá acontecer, então eu acho que vá ganhar a Glenn Close. Quem eu quero que ganhe? Ninguém. Não tenho preferência.
    Ator coadjuvante: eis a categoria onde eu não entendi metade dos indicados. Talvez porque tenha sido um ano meio aquém nesse aspecto mas ainda assim, são personagens secundários tão rasos feito poça d’água. Foge disso o Mahershala Ali que particularmente não achei que merecia o Oscar por Moonlight mas esse ano merece com todas as rendições possíveis. É meio que exército de um homem só essa categoria.
    Atriz coadjuvante: tô vendo a Amy Adams perder pra Regina King, cujo qual filme eu ainda não vi? Tô vendo. Mas é aquilo, vai ficar entre as duas. Se fosse uma premiação britânica que ainda falava da Rachel Weisz mas não é o caso. A Amy Adams tb, não falam muito mas passou por transformação física pro papel. E reiteradamente vem sendo uma pérola de Hollywood. Só falta o reconhecimento vir igual veio pra Sandra Bullock num filme bem mequetrefe. Queria: Amy. Acho que vai: Regina.
    Direção: voto com o relator.
    Roteiro original: Tenho pra mim que Green Book leva aqui. Gostei mto de Vice, mas acho que o que me atraiu mais foi a forma como o roteiro foi dirigido do que o roteiro em si. Green Book me parece ter casado melhor essas duas coisas.
    Roteiro adaptado: voto com o relator.
    Melhor fotografia: é um dos prêmios de forma de bolo, que sai a produção em série de filmes bem filmados tipo Roma, que é quem eu acho que leva. Até pq os outros não me parecem ter a menor chance.
    Melhor edição: acho que Vice leva mas honestamente eu preferia BlacKkKlansman que em momento algum deixou a peteca cair e mesmo que a gente já soubesse do que a história tratava, o filme foi dinâmico o suficiente pra manter a atenção presa.
    Figurino: voto com o relator. Porém enfadonho.
    Efeitos visuais: Glorinha Pires, não posso opinar, eu não vi nada além de Avengers
    Canção original: Shallow. Eu não vou falar mto pq já tá ecoando na minha mente e assim pelo menos o Bradley Cooper tem um Oscar. Apesar de que ele merecia um por aquela cena sensacional do boneco bebê em American Sniper hahahaha
    Filme estrangeiro: voto com o relator
    Animação: só pela cena pós créditos se não entregarem a taça pro Homem Aranha acobou a pas.

    ResponderExcluir